Favelas – debate entre Banda SOS Periferia e Dep. Zezéu Ribeiro (PT-BA)

A Banda SOS Periferia, o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), o antropólogo da UFF e fundador da Central Única das Favelas (CUFA) Julio César de Tavares e o escritor Paulo Lins, autor do Livro “Cidade De Deus”, discutem a realidade dos moradores das favelas no programa Câmara Ligada. Também participam do papo, embalado por muita música, estudantes do Centro de Ensino Médio 1 do Paranoá e do Colégio Objetivo, todos de Brasília.
O programa analisa pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), em março, com moradores de 101 comunidades do Rio de Janeiro. Alguns dos resultados: os entrevistados se vêem como cidadãos de segunda categoria, 46.5% se dizem de baixa condição social e 57.3% de baixa condição econômica. Para eles, a razão fundamental para essa condição social e econômica é a “falta de instrução” (30.3%). Para 14.2%, o favelado foi “abandonado pela sociedade”. Para 11.6% ele é discriminado e para apenas 6.1% essa situação se deve à acomodação do favelado.

No programa, os jovens discutem esses números, falam da realidade de morar na periferia e ainda apontam para algumas formas de vencer o preconceito. Tudo isso ao som do grupo S.O.S Periferia, que consegue aliar batidas envolventes com performance marcante no palco – música, dança, teatro e principalmente letras carregas de indignação e reflexão. Desde a sua criação, em 1999, na cidade de Santa Luiza (MG), o S.O.S Periferia vem destacando-se no cenário de rap e do hip hop da grande Belo Horizonte.