Voto do Jovem – debate entre Banda Fresno e Dep. Sandro Mabel (PR-GO)

O programa Câmara Ligada comemora dois anos e discute o voto do jovem. Participam da discussão os integrantes da banda gaúcha Fresno, especialistas, deputado e estudantes.
Os convidados são o deputado Sandro Mabel (PR-GO), o cientista político Humberto Dantas, da USP, e a psicóloga Ana Karina Brenner, pesquisadora do Observatório Jovem do Rio de Janeiro, além de alunos do Centro Educacional 2 de Brazlândia (periferia do Distrito Federal) e do Colégio Dom Bosco, de Brasília.
O programa debate as últimas pesquisas que indicam uma aparente diminuição do interesse dos jovens pelas eleições – já que eles não são obrigados a votar. Em 1992, ano em que os “caras pintadas” pediram o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, mais de 3,22 milhões de pessoas de 16 e 17 anos fizeram título de eleitor – o que representava 3,57% do eleitorado, de cerca de 90,2 milhões. Em 2007, até junho, o número caiu para 2,09 milhões de pessoas nessa faixa etária (1,66% do eleitorado, de quase 126 milhões).
Amigos de colégio, Lucas (guitarra e vocal), Gustavo (guitarra), Pedro (bateria) e Leandro (vocal) tiveram a idéia de montar a Banda Fresno em novembro de 1999, quando estavam no fim do segundo ano do ensino médio. O mais recente CD do grupo é o “Redenção”, de 2008.