Formação do povo brasileiro – debate entre Grupo Cultural Pé de Cerrado e deputados Gastão Vieira (PMDB-MA) e Rodrigo Rollemberg (PSB–DF)

O Câmara Ligada discute a formação do povo brasileiro, nossas origens e os resultados culturais da miscigenação racial e cultural. O programa conta com a participação dos deputados Gastão Vieira (PMDB-MA) e Rodrigo Rollemberg (PSB–DF); do Grupo Cultural Pé de Cerrado, além dos antropólogos Antônio Testa e Marcus Vinícius.

Eles debatem o tema com estudantes do Centro Educacional Maria Auxiliadora, do Centro Educacional 04 de Sobradinho II e do Centro de Ensino Fundamental 05 de Planaltina. O deputado Gastão Vieira é presidente da Comissão de Educação e Cultura e o deputado Rodrigo Rollemberg é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Já Antônio Testa é sociólogo e antropólogo da UnB e Marcus Vinícius é doutorando em Antropologia na Universidade de Brasília e antropólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Grupo Cultural Pé de Cerrado desenvolve um trabalho de pesquisa de músicas, cantos, danças e brincadeiras do folclore brasileiro. O repertório contém desde o mais contemporâneo da música instrumental brasileira até os mais antigos rituais indígenas. Os espetáculos são interativos e têm conquistado pessoas de todo o Brasil. O grupo já fez turnê pelo Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e outros.