Juventude e Cultura – debate entre Renata Jambeiro e Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ)

Os jovens produzem cultura, reprocessam cultura, reinventam a arte. O Câmara Ligada trouxe estudantes e jovens artistas de Brasília para discutir o tema com o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) e a representante do Ministério da Cultura, Juana Nunes.

Os jovens consideram que a arte ainda é algo caro, mas que a internet está facilitando o acesso. Viver de arte ainda é coisa para poucos. A cantora Renata Jambeiro tenta emplacar a carreira cantando samba. E o professor de teatro Júlio César coordena uma ONG para os difundir projetos dos jovens de São Sebastião.

Para inventar os próprios gostos, meninos e meninas atualizam as influências das outras gerações. E usam a tecnologia para trocar idéias. Eldo e Joceline Gomes criaram um blog para divulgar a cultura brasiliense. E estiveram no Câmara Ligada para mostrar como é fácil criar um site e abrir espaço para divulgar os pensamentos da juventude brasileira.

Sobre Renata Jambeiro:
Cantora, atriz e preparadora corporal. Iniciou sua carreira aos 16 anos, tendo participado, até o momento, de mais de 20 encenações de espetáculos teatrais e performances de dança (temporadas). Como cantora, vem se apresentando, desde dez/2001, nas melhores casas de shows da cidade. Todos os anos estréia um novo espetáculo. Já foram apresentados, entre os shows mais significativos de sua carreira: “Mestiça – Um Tributo a Clara Nunes”; “Elis – 2º Ato”; “Couro, Cordas e Metais”; “Meio Século de Samba – 1900 a 1950”; “FÉ – Anjos e Orixás”; “Nossas Emoções – Renata canta Roberto Carlos”. Foi considerada Uma das Dez Mais da Música e Ídolo de Brasília, em reportagens do Jornal Correio Braziliense.

Na platéia, alunos do Centro Educacional do Lago Sul, do Centro de Ensino Asa Norte e do Colégio Objetivo de Taguatinga.