Política Esportiva – debate entre os rappers Don e Mingau e os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Brizola Neto (PDT-RJ)

Os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Brizola Neto (PDT-RJ), os rappers Don e Mingau, o bicampeão pan-americano de judô José Mário Tranquillini e a atleta de tênis de mesa que representará o Brasil no Parapan, Carla Maia, são os convidados do Câmara Ligada. Eles debatem a política de forma geral, em especial a esportiva, com estudantes do Centro de Ensino Médio 01 do Gama, do colégio JK de Taguatinga e de alunos do Amigos do Voley, todos de Brasília.
A dupla Don (ex-backing vocal do MV Bill) e Mingau (ex B-Boy) surgiu em 2000 na Cidade de Deus, Rio de Janeiro, e adota uma postura politizada e anticomercial, com influências de grupos como Dead Prezz, Mos Def e Public Enemy, entre outros. Em seus arranjos prevalecem os grooves pesados e as batidas flow, com levadas que vão desde o twista (Bounce), passando pelas que lembram Wutan Clan e as swingadas estilosas de 50 Cent. As letras relatam experiências pessoais e temas do cotidiano do país.
O rapper Don participou, ao lado de MV Bill (grupo Geração Futuro), da primeira coletânea de rap carioca – chamada “Tiro Inicial” -, ainda na década de 90, com a faixa “Racismo Eficaz”. Um marco para a época em que o rap tinha espaço restrito na indústria fonográfica e nas rádios do país.