Quem somos?

O CÂMARA LIGADA é um espaço garantido para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania! A fórmula reúne uma plateia com 150 estudantes do Ensino Médio + especialistas + deputados + uma banda nacional + jovens protagonistas cheios de histórias para contar, numa conversa que gira sempre em torno de temas de interesse da juventude. Realizado em parceria o SESC DF, o programa também conta com o apoio da ANDI e da UNESCO.

São combinações que dão certo e geram conversas incríveis! Tanto que o CÂMARA LIGADA tem o selo ER (Especialmente Recomendado), concedido pelo Ministério da Justiça, a programas de TV que promovem o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.

No ar desde 2007, o programa instiga a participação ativa do público e já abordou pontos que vão de games a mercado de trabalho. De sexualidade até sustentabilidade. Sem deixar para trás assuntos como bullying, cotas nas universidades, voto consciente, futebol, estética da magreza, juventude de rua e tantas outras inquietações do público juvenil.

Já passaram pelo CÂMARA LIGADA artistas como Fresno, MV Bill, Móveis Coloniais de Acaju, Raimundos, Detonautas, G.O.G, Mallu Magalhães, O Teatro Mágico, Afroreggae, Tulipa Ruiz, Emicida, Lia Sophia, Dead Fish, Gang do Eletro e muitos outros!

 

A ESCOLHA DOS TEMAS
A participação da sociedade e dos jovens na produção do CÂMARA LIGADA permeia todo o processo produtivo. Para isto, foram criados dois conselhos editoriais: um Conselho Jovem, representativo de nosso público foco, e um Conselho de Especialistas formado por integrantes de nossos parceiros SESC DF, Unesco e Andi, a CUFA DF, além da educadora Profa. Vânia Quintão (Universidade de Brasília) e do rapper GOG.

O jovem participa antes, durante e depois das decisões tomadas. Participa da escolha temática, da abordagem, do formato e do programa em si como ator social. Este modelo de participação observa as orientações da publicação Remoto Controle da Andi – Unicef – Petrobras e Cortez Editora. O conselho jovem, é composto por estudantes de Brasília e cidades satélites, de escolas e faculdades públicas e particulares, integrantes de todas as camadas sociais, constituindo-se um grupo representativo do estudante do DF e, de certa forma, de todo o Brasil.

Nas reuniões dos conselhos são levantados temas, coletadas informações, interesses, problemas e dúvidas que irão pautar a produção de cada programa. Após a gravação os programas são avaliados e fecha-se o ciclo planejamento, implementação e avaliação.

A interatividade é garantida com recursos e espaços para a participação do público, que podem acessar o conteúdo pesquisado e debatido no programa, sugerir pautas e mandar o seu recado. O programa utiliza blog, orkut, youtube, twitter, facebook, email e a linha direta gratuita 0800 da Câmara dos Deputados.

 

NA TV, NA RÁDIO E NA WEB!
A partir de 2013 o CÂMARA LIGADA passou a rodar também na Rádio Câmara, em Brasília. E gerou mais um filhote; o INTERFERÊNCIA CÂMARA LIGADA, que traz uma versão compacta de até 30 minutos exclusiva com os artistas convidados de cada edição, além de revelar um pouco mais da dinâmica de gravação do programa. Todas as versões do programa estão disponíveis para download nos sites da TV Câmara e da Rádio Câmara.

 

Você não pode ficar fora dessa!
Assista, escute, baixe.
http://www.tv.camara.leg.br

 


 

EM QUE HORÁRIOS PASSA O CÂMARA LIGADA?
Na Rádio Câmara: sexta, 17h / sábado, 18h
Na TV Câmara: sexta, 23h / sábado, 16h / domingo, 15h e 21h30

 

COMO FAÇO PARA ASSISTIR/OUVIR O CÂMARA LIGADA?
TV Câmara ::: canal 27 (UHF – Brasília) / 61 (TV Digital) / 23 (Net), 113 (Sky), 16 (TecSat).
Rádio Câmara ::: 96,9FM – Brasília

 

COMO A GENTE FALA COM A EQUIPE DO PROGRAMA?
(61) 3216-1638 / 3216-1600
camaraligada@camara.leg.br

 


 

FICHA TÉCNICA:
Apresentação: Evelin Maciel
Direção: Maíra Brito
Produção Executiva: Giulianno Baeta
Reportagens: Santiago Dellape
Edição: Tiago Caetano

 


 

CÂMARA LIGADA na INTERNET
YouTube Twitter / Facebook / Instagram