Economia Colaborativa | Câmara Ligada

Economia Colaborativa é uma nova tendência que chegou para revolucionar o mercado e o consumo. Com base no compartilhamento de bens ou serviços, a proposta barateia o custo e promove a sustentabilidade. Usando da tecnologia como ferramenta, o novo modelo de fazer negócios se utiliza dos aplicativos nos tablets e celulares para formar comunidades online que tenham os mesmos interesses e possam compartilhar dos mesmos bens e serviços.

Bazares, brechós e mutirões, por exemplo, que trazem o conceito de reuso, tem movimentado cerca de US$ 15 bilhões por ano em todo o mundo e estima-se que até 2025 esse valor suba para US$ 335 bilhões, segundo a consultoria britânica PWC. O Câmara Ligada de maio falou sobre a mudança de foco desta geração, que se preocupa com o consumo consciente, com o reúso dos bens e compartilhamento de serviços.

economia colaborativa

No palco, o jovem cantor brasiliense, Allan Massay agitou a platéia.  Em 2018, o cantor lançou o seu trabalho solo, logo depois tocou em várias bandas e morou em diferentes países, juntando em seu trabalho, a música essencialmente brasileira com um tempero de mundo.

allan massay

Ainda no palco, contamos com a presença do parlamentar Luis Miranda (DEM-DF), empresário atuante nas redes sociais que está em sua primeira legislatura na Câmara dos Deputados e promete defender a bandeira do empreendedorismo e da geração de empregos. O especialista em empreendedorismo e gerente de Relacionamento com o Cliente do SEBRAE, Ênio Pinto, foi outro convidado do programa. A Nádia Nádila, outra convidada para a edição, é uma das responsáveis pelo projeto Banco de Tempo de Brasília, sistema de organização de trocas solidárias na internet.

O blogueiro desta edição foi o Kadan Lopes, fotógrafo e integrante do Conselho Jovem do programa. Já na platéia estavam os alunos do CED 07 de Taguatinga, CEM Elefante Branco e CEM 01 do Paranoá.