Segurança na Internet  

_CLE0563

Segundo o IBGE, mais de 64% da população brasileira está conectada. Seja pelo computador, tablet ou pelo celular, a internet facilita muito a vida das pessoas, podemos encontrar velhos amigos, fazer novos amigos, pagar contas, estudar, comprar, se divertir, enfim, são vários os benefícios. Mas como usufruir de todas as facilidades do mundo virtual de forma segura? São inúmeros os riscos online: golpes, furtos, roubo de dados, notícias falsas, exposição a conteúdos inapropriados e ofensivos.

O cyberbullying, por exemplo, que é o ato de ridicularizar, assediar e perseguir alguém nas redes sociais, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. De acordo com a ONU, 55% dos jovens latino-americanos já foram vítimas de alguma agressão moral na internet. A conscientização para as boas escolhas online e o uso responsável da internet é fundamental para se prevenir das pessoas mal-intencionadas.

_CLE0464

O grupo também falou sobre como a internet influência na carreira

No palco a banda DuoRoots agitou a galera. Desde 2014 Chris David e G. Rodrigues se juntaram e formaram a , banda que mistura o hip-hop das ruas com as raízes do reggae e traz músicas com mensagens positivas.

_CLE0416 (1)

Os convidados para essa edição tiraram dúvidas sobre projetos de leis e formas de se proteger na internet

Para enriquecer o debate sobre o tema recebemos no palco o Deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) que é membro titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, Leonardo Lazarte que é professor de Matemática na UnB e coordenou a implantação da Internet no Centro-Oeste no início da década de 1990, quando a Internet ainda era restrita ao mundo acadêmico. Seu foco de atuação tem sido no uso das tecnologias para benefício da sociedade e Jefferson Viana é recém-formado em ciência da computação pela UnB e a área de sua pesquisa é o uso de robôs para a disseminação de ataques de phishing no twitter.

A blogueira desta edição foi a jornalista e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada, Débora Araújo e na plateia os alunos do CEM Paulo Freire, Centrão de São Sebastião e CEM 414 de Samambaia participaram e tiraram muitas dúvidas a respeito do tema.