SAÚDE MENTAL DA JUVENTUDE

O início da vida adulta traz muitas mudanças, preocupações e estresse na vida dos adolescentes. Nesse período, as emoções se transformam e podem prejudicar muito a saúde dos jovens. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, metade dos casos de transtorno mental surge até os 14 anos de vida, mas a maioria não é detectada ou tratada. O transtorno mais conhecido, a depressão, é uma das principais causas de doença e incapacidade entre os adolescentes. Em seu grau mais elevado, a depressão pode levar a falta de vontade de continuar a viver, o que levanta uma importante questão de saúde pública: o suicídio como a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo.

_LCM1228

O Câmara Ligada debateu o tema com a participação da banda Augusta.  Eles são um quarteto brasiliense que compartilha histórias e sentimentos através de suas músicas. Formada por Taís, Lucas, Gabriel e Davi, a banda apresenta seu disco de estreia, chamado ‘’tudo que podia’’. A soma da emoção carregada nas letras, junto com influências na música brasileira e internacional resultaram no que a banda chama de MPB Expressivo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre nossos convidados estava a Leila Herédia. Ela é porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV) – associação que faz atendimentos e desenvolve atividades relacionadas ao apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar. O psiquiatra especialista em infância e adolescência, Lucas Toledo. E a jornalista,Thaís Rodrigues. Que se formou em jornalismo pela Universidade de Brasília e compõe o grupo de pesquisa Comunicação Comunitária e Cidadania. Ela Se interessou por saúde mental a partir de experiências pessoais nesta área.

_LCM1154

Leila Herédia. Lucas Toledo e Thais Rodrigues

A blogueira desta edição foi Ketilen Carvalho, estudante de jornalismo e integrante do Conselho Jovem do programa. Na plateia, recebemos alunos do CEMAB, CED 03 de Sobradinho e Colégio Único.

Este slideshow necessita de JavaScript.