Empreendedorismo Social

O Câmara Ligada dessa edição, falou sobre negócios sociais. O empreendedorismo social é fazer negócios com o foco na transformação social, seguindo modelos economicamente sustentáveis. Segundo a Federação das Indústrias, de cada 3 jovens, 2 querem ser empreendedores e muitos querem que tal empreendimento tenha impacto social.  Esses negócios são desenvolvidos por pessoas e empresas que se preocupam com o coletivo e estão comprometidas em solucionar problemas da sociedade. Diferente da filantropia, eles têm retorno financeiro. O primeiro mapeamento feito no Brasil sobre o tema revela que atuam em diferentes áreas, sendo a maioria em educação, 40% dessas empresas têm menos de 3 anos e 63% estão na região sudeste. O Brasil é um dos primeiros países com uma legislação específica sobre o tema, buscando a articulação estratégica de diferentes instituições para impulsionar o setor.

_LCM9310

Nessa edição, para animar a platéia formada pelos estudantes das escolas  CED São Bartolomeu, CEM 01 de São Sebastião e CEM 02 de Planaltina, o programa contou com  a participação de Chico Chico e João Mantuano, considerados expoentes da cena musical carioca. Eles chegam no Câmara Ligada com violões e uma coleção de músicas autorais que traduzem a forma como enxergam o mundo.

Para falar desse assunto recebemos o convidado Ricardo Podval, diretor executivo da Civi-co, espaço compartilhado para negócios de impacto social, em São Paulo, que reúne pessoas e organizações que geram transformações positivas na sociedade, no

espaço público e governamental brasileiro._LCM9506  O empreendedor Social Hamilton Henrique, fundador do Saladorama, negócio de impacto social cuja missão é a democratização do acesso à alimentação saudável e de qualidade. Ele atua com cozinhas dentro de comunidades em cinco capitais brasileiras empregando, capacitando e gerando renda para seus moradores. O negócio oferece alimentação saudável, personalizada e preços acessíveis.

 

 

Quem nos acompanhou em casa pode participar enviando perguntas e sugestões para o blogueiro dessa edição Bruno Kesseler, representante da CUFA DF e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.