LIXO E RECICLAGEM

Programa Câmara Ligada debate sobre lixo e reciclagem com participação do grupo 3030

Mesmo depois da lei que determinou o fim dos lixões, 30 milhões de toneladas de lixo são despejados, por ano, de forma irregular no Brasil. Segundo o último levantamento do Ministério do Meio Ambiente, mais da metade dos municípios brasileiros recorrem a depósitos inadequados na hora de se livrar do lixo que produzem. São 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a vida e a saúde pública de milhões de brasileiros. Além disso, segundo o IPEA, o Brasil perde R$ 8 bilhões a cada ano, por enterrar o lixo que poderia ser reaproveitado. Mas como reduzir a geração de resíduos, como aproveitar melhor o lixo e aumentar os índices de reciclagem no Brasil?

2018-04-06 Cleia Viana (37)

Atração Musical:
Com 10 anos de trajetória no mundo da música independente, a banda 3030 mistura o hip hop com diversos ritmos da música brasileira. Sucesso nas redes sociais, a banda está lançando o seu quarto álbum chamado Alquimia. Formado por Bruno Chelles, Lk e Rod, o grupo, que surgiu entre o Rio de Janeiro e a Bahia, é considerado um dos mais promissores da nova geração do rap nacional.

Convidados:
Deputado Victor Mendes (PSD-MA) é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ele defende a busca por uma solução para o prazo dado aos municípios para o fim dos lixões, encerrado em agosto de 2014, mas também alternativas que possam tirar a lei do papel.

Gabriela Otero é coordenadora técnica da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Ela ajudou a implantar o programa ‘Feiras e Jardins Sustentáveis’, no bairro da Lapa, em São Paulo, que promove a compostagem dos resíduos sólidos orgânicos provenientes das feiras livres municipais e dos serviços de poda da cidade.

Dyarley Viana é ex-catadora, graduada em Pedagogia pelas a Faculdade Integrada ICESP, atuou como educadora social na ONG Coletivo da Cidade, com enfoque na mobilização comunitária com a perspectiva da educação popular. É militante do movimento negro e participa do Fórum de Juventude Negra do Distrito Federal (DF). No Inesc, atua como assessora política do projeto Observatório de Crianças e Adolescentes (OCA) na Cidade Estrutural.
A blogueira desta edição será a Débora Araújo, jornalista e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia:
Estudantes do Centrão de São Sebastião, CED 06 de Taguatinga Norte e CEM 304 da Samambaia Sul.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A blogueira desta edição foi a Débora Araújo, jornalista e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Integrantes do Conselho Jovem do Câmara Ligada: Débora e Pedro Lemos

Veja programa na integra no Youtube