RENOVAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Na Democracia Representativa Brasileira, somente as pessoas filiadas a partidos políticos podem se candidatar aos cargos eletivos. Desde a redemocratização, o número de partidos se multiplicou no Brasil. Depois do bi-partidariamo vigente nos anos de Governo Militar, a opção política brasileira foi a de não limitar o número de legendas. Mas será que, mesmo com tantos partidos, a juventude encontra espaço para se envolver nesse jogo? A renovação na política partidária é o tema do programa que marca onze anos de existência do Câmara Ligada.

IMG_9347

Nesta edição, a banda Ellefante tocou no estúdio do Câmara Ligada.

 

Atração Musical:
Apesar de recente, a banda Ellefante, que completa dois anos no final de 2017, já é referência internacional de Música Alternativa Brasileira. O trio brasiliense se apresentou em dois grandes festivais alemães, ‘Lott’ e ‘Confluentes Festival’, que aconteceram nos dias 4 e 5 de agosto. Eles foram os únicos representantes da América Latina entre os participantes nesta edição. O trio brasiliense é formado pelo vocalista e guitarrista Fernando Vaz, pelo baixista Adriano Pasqua e pelo baterista João Vitor Araújo. A sensibilidade das harmonias e das melodias são um mix de música brasileira, pop blues e outras influências do rock alternativo que vão do folk aos ritmos africanos.

Convidados:
Professor Lúcio Rennó – Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ciência Política – University of Pittsburgh (2004). Lúcio Rennó fez pós-doutorado no Latin American and Caribbean Studies Center da SUNY Stony Brook e no German Institute for Global and Area Studies, em Hamburgo, Alemanha. É professor-adjunto do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e já lecionou na Universidade do Arizona, Estados Unidos, e na Universidade Livre de Berlim, Alemanha.

IMG_9434

Os convidados André Felipe Morais Matos (à esquerda), Sabrina Fernandes (ao centro) e Lúcio Rennó (à direita) interagiram com as apresentadoras e plateia.

André Felipe Morais Matos –24 anos, manauara, filiado ao PSDB desde 2012, estudante de Administração da Universidade Federal do Amazonas, foi Presidente reeleito do Diretório Central dos Estudantes da UFAM (2014/2016). Esteve como Presidente da Juventude do PSDB/Manaus e Tesoureiro Nacional da Juventude do PSDB, até assumir a Presidência Nacional.

Sabrina Fernandes – é doutora em Sociologia, mestra em Economia Política pela Carleton University, no Canadá, e graduada em Economia pela St. Thomas University, no Canadá. Atualmente é Pesquisadora Colaboradora Plena na Universidade de Brasília – UnB.

O blogueiro desta edição foi Leonardo Bijos.

IMG_9240

Alunos fizeram perguntas aos convidados e participaram do debate sobre a renovação dos partidos políticos.

Na plateia: Estudantes do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia, do Centro de Ensino Médio Ave Branca e do Centro Educacional 04 de Taguatinga.

 

Assista aqui esta edição.