Notícias falsas e boatos na internet

WhatsApp Image 2017-05-12 at 15.57.48Uma pesquisa recente, da Universidade Stanford, nos EUA, mostram que mais de 80% dos jovens não sabem diferenciar um conteúdo patrocinado de uma nota jornalística. O grande número de notícias falsas na internet e a velocidade de propagação delas nas redes sociais têm consequências impactantes para a sociedade. Como é possível garantir uma web livre e evitar que ela seja usada de forma criminosa?

Atração Musical:

WhatsApp Image 2017-05-12 at 14.58.55 (1)Galopardo é um quarteto de rock experimental brasiliense formado no início de 2016. A banda conta com Vitor Fernandes e Gabriel Migão nas guitarras, Pedro Lacerda na voz e baixo e Hélio Miranda na bateria. O primeiro trabalho lançado é o EP Vertigem, que mistura influências do rock e do blues.

Convidados:

Deputado Delegado Francischini é formado em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UDF), está em sua segunda legislatura pelo estado do Paraná. O parlamentar é atuante nas redes sociais, só no Facebook já tem mais de 1 milhão de seguidores e 30 mil no Twitter.

Patrícia Blanco atua desde 1990 na área de Comunicação e Relações Governamentais. Presidente do Instituto Palavra Aberta é fonte de referência quando a pauta discutida é liberdade de expressão, censura no jornalismo, notícias falsas na era da pós-verdade e difusão de informações nas redes sociais.

Pedro Rafael Vilela é jornalista, secretário executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, jornalista na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e colaborador do jornal Brasil de Fato e da revista Caros Amigos.

WhatsApp Image 2017-05-12 at 16.21.19O blogueiro desta edição será Nathan Victor, estudante de jornalismo e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia: estudantes de jornalismo da UNIP de Brasília, alunos do Centrão de Planaltina e CEM 404 de Santa Maria.

Assista aqui esta edição.