INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Segundo dados do IBGE, 45,6 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,92% da população brasileira. Recentemente, entrou em vigor a Lei _lcm2985Brasileira de Inclusão, também conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência, na perspectiva de eliminar preconceitos, combater as desigualdades sociais, disseminar o respeito às diferenças. Mas ainda é grande a batalha para tornar realidade o rol de direitos garantidos pela nova lei.

Atração Musical:

Zaktar é uma banda de reggae brasiliense composta por oito artistas, dentre os quais, quatro têm deficiências. Em 2004 eles gravaram o primeiro disco “Coisas Belas da Vida”. O segundo álbum foi lançado em 2015, intitulado “Abra Sua Mente”, e que também resultou em um DVD, que será lançado em breve._lcm2639

Convidados:     

Rosinha da Adefal é Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça e Cidadania. Em 2008 foi vereadora em Maceió, elegendo-se Deputada federal dois anos depois. Ela teve paralisia infantil aos 2 anos de idade. Na adolescência, ingressou na Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), onde foi atleta de natação e ocupou vários cargos de direção.

José Roberto é, desde 2009, coordenador do programa de Apoio a Pessoas com Necessidades especiais na Universidade de Brasília. Formado em Serviço Social pela UnB, é especialista em Gestão e Orientação Educacional. Deficiente físico devido a sequela de poliomielite adquirida aos 9 meses de idade.

Jéssica Paula é jornalista formada pela Universidade de Brasília e escritora. Deficiente física desde os 6 anos de idade, ela usa suas muletas para ensinar pessoas a transformarem problemas em sucesso._lcm2874

Érika Kokay é Deputada Federal pelo PT-DF desde 2011. Entre 2003 e 2010, foi deputada distrital. Entrou na vida política em 1976 através do movimento estudantil da Universidade de Brasília.  Psicóloga, tem atuação de destaque como titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, além de exercer a suplência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O blogueiro desta edição será Tadeu Pinto, jornalista e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia: alunos do EDUSESC e ICEP Brasil – Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil.

Assista aqui esta edição.