Mulheres negras e as novas mídias

VCTR2754Esta edição vai falar da visibilidade da mulher negra e de sua representatividade através das redes sociais e novas mídias. Qual a importância do fortalecimento das mídias negras? A produção de conteúdo, o debate em torno da comunicação, do feminismo e da negritude trazem novos espaços voltados à valorização da identidade negra. Diferentes mulheres negras ganham espaço falando do protagonismo de mulheres negras na comunicação, mulheres que estão escrevendo realidades, sujeitas à própria escrita.

Atração Musical:

 Thábata Lorena mistura o rap com sonoridades nordestinas e da cultura popular. Nasceu no Maranhão, cresceu na periferia de Brasília e se tornou cantora, atriz e arte-educadora. thabata1Em 2014, acompanhada da banda Dona Imperatriz, ela lançou o primeiro disco, trazendo composições que enfatizam o empoderamento da raça negra. Recentemente, gravou o DVD do trabalho “Novidades Ancestrais”.

Convidados:

Isabel Clavelin é jornalista e assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e mestra em Comunicação pela UnB (2011) na área de mídia, gênero e VCTR3001racialidade. É professora dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e de Serviço Social da Universidade Católica de Brasília.

Lorena Monique, mais conhecida como “Neggata” pelo seu canal no YouTube. Cientista Social de formação, é ativista e apreciadora da cultura negra. Atua como blogueira para o site The HuffPost Brasil.

VCTR2903Participação especial das Ashantis Negras, um grupo de dança que se insere no universo da arte e da moda, focando na identidade e autoestima negras.

 

A blogueira desta edição será Ionara Silva, jornalista, produtora e integrante do Conselho de Especialistas  do Câmara Ligada.

Na plateia: alunos do CED São Bartolomeu, CED 02 e 04 de Sobradinho.