Diversidade Religiosa

24-06-2016 - VICTOR DINIZ (24)Acredita-se que as crenças tem a capacidade de unir e influenciar a personalidade das pessoas. Mais de 80% da população brasileira tem alguma crença. A diversidade religiosa também está presente entre os jovens, segundo pesquisa do Data Popular 44% dos jovens se declararam católicos, 37% evangélicos, 6% tem outras religiões e 11% não possuem religião. A Constituição garante a liberdade de crença e assegura o livre exercício, mas em todo Brasil o número de casos de intolerância religiosa tem aumentado. Desde 2011, quando o disque-denúncia passou a registrar esse tipo de violência, o número passou de 15 denúncias para 556 no ano passado, um aumento de 3.706%.

Atração Musical:

Filhos de Dona Maria é uma banda que se inspira nos tambores e temperos do terreiro de matriz africana. No samba feito por eles, misturam-se a chula, o afoxé, o jongo, a 24-06-2016 - VICTOR DINIZ (12)musicalidade da capoeira. Com sua música o grupo reafirma a identidade negra e suas tradições, fortalecendo a cultura afro-brasileira. Lançaram recentemente o primeiro disco, intitulado Todos os Prazeres, com canções que se fundamentam no enlace com o sagrado trazido das tradições de matriz africana e da ancestralidade negra presente no Brasil.

Convidados:

Deputado Padre João (PT-MG) está em sua segunda legislatura na Câmara Federal. É presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara dos Deputados.

Eurico Cursino é professor de Sociologia e coordenador no Núcleo de Estudos da Religião, da Universidade de Brasília. É consultor legislativo do Senado Federal, onde responde pela 24-06-2016 - VICTOR DINIZ (43)área de Direitos Humanos e Cidadania. Tem realizado estudos e pesquisas em sociologia da religião e em sociologia política e do direito, bem como na intersecção das mesmas.

Maíra Gabriella, jovem representante da UNAMEB, União de Mocidades da Assembleia de Deus de Brasília.

O blogueiro desta edição será Pedro Lemos, estudante de jornalismo e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia: alunos do CEM 01 de São Sebastião, CEM 111 de Recanto das Emas e CED 04 de Sobradinho.

Clique aqui para assistir a ultima edição do Câmara Ligada!