Primeira crise econômica

O desemprego dos jovens é superior ao das outras faixas etárias, mas as taxas de desemprego entre a população de 18 a 24 anos chegou a níveis preocupantes. Se liga no debate sobre o assunto!

VCTR5756O Câmara Ligada deste mês veio trazer um debate sobre a primeira crise econômica vivida pelos jovens no Brasil. Tradicionalmente, o desemprego dos mais jovens é superior ao das outras faixas etárias, mas as taxas de desemprego entre a população de 18 a 24 anos chegou a níveis preocupantes. Quem ainda está na faculdade e se prepara para buscar um estágio ou o primeiro emprego está encontrando dificuldades de se colocar no mercado de trabalho.

Atração Musical:

Ellen Oléria completa 15 anos de carreira acumulando prêmios em festivais e com 5 discos lançados. Nesta edição do Câmara Ligada, ela vai apresentar o repertório de “Afrofuturista”, trabalho que combina ritmos brasileiros como o samba, o forró, o

VCTR5329

Ellen Oléria

carimbó, o afoxé, o maracatu com os timbres e arranjos contemporâneos que apontam para um encontro urbano de identidades. Sua última turnê viajou de norte a sul do Brasil e também esteve na Espanha, França, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e Japão.

 

 

 

 

Convidados: 

Pedro Rio Verde é estudante de mecatrônica da Universidade Federal da Bahia e presidente da Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Ele vem acompanhando a tramitação de projeto de Lei que visa regulamentar a atuação dessas empresas, que  aguarda sanção presidencial. As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, formadas por estudantes universitários que prestam consultorias e projetos para micro e pequenas empresas do pa

VCTR5634

Pedro (esq), Enid (centro), Caio Nárcio (dir)

ís. Hoje já existem mais de 1.200 iniciativas do tipo no Brasil.

 

Deputado Caio Nárcio, do PSDB-MG, é graduado em ciências sociais pela PUC de Minas Gerais, onde foi presidente do Diretório Central dos Estudantes. Em 2011, assumiu o comando da Juventude do PSDB de Minas, partido onde ele é filiado desde 2006.

Enid Rocha, pesquisadora na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. É doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de CAMPINAS (Unicamp) na área de Transformações Sociais ePolíticas Públicas nas Sociedades Contemporâneas, mestre em Economia pelo Centro de Planejamento Urbano e Regional (CEDEPLAR), da Universidade Federal de Minas Gerais, e economista graduada pela UNICAMP.

O blogueiro desta edição foi João Pedro Gurgulino, jovem empreendedor, graduado em engenharia civil e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia:

Alunos do CEM 01 de São Sebastião, CEM Paulo Freire e CED 01 de Planaltina.VCTR5825

Assista o vídeo do programa: