Jovens cientistas

11-03-2016 - Gustavo Lima (75)Na edição do Câmara Ligada deste mês falamos sobre o investimento no desenvolvimento tecnológico, pesquisa, inovação e capacitação científica, que são essenciais para o desenvolvimento de um país. Estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência é um dos desafios do Brasil que, nos últimos 20 anos, aumentou a produção científica em mais de cinco vezes. Segundo o IBGE, em 2013, investimos cerca de 85 bilhões de reais no setor. O Brasil é o único país da América do Sul que destina mais de 1% do PIB para pesquisa e desenvolvimento, mas este investimento ainda se situa bem abaixo do que países com renda similar estão investindo em pesquisa. Para se ter uma ideia, o líder mundial, Israel, investiu 4,35% de seu PIB, de acordo com dados do Banco Mundial.

Atração Musical:

Dona Cislene faz parte da nova geração de música autoral de Brasília. Amigos de infância,
os quatro integrantes da banda somam mais de 6 anos de experiência. Em 2014, lançaram o primeiro álbum oficial, Um Brinde aos Loucos, com um rock puro e 11-03-2016 - Gustavo Lima (83)clássico, pesado na medida certa, mas também de apelo pop. Em 2015 lançaram o single Ilha, com participação de Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Digão (Raimundos). Dona Cislene já se apresentou em diferentes cidades do Brasil com apresentações em importantes em festivais como Porão do Rock, Circuito Banco do Brasil e Geek Prime.

Convidados:

11-03-2016 - Gustavo Lima (32)Roberto Muniz é Coordenador geral de Cooperação Nacional do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ele coordena importantes programas do CNPq tais como o Ciências Sem Fronteiras, os Programas de Iniciação Científica, a Cooperação Internacional e os INCTs. Segundo Roberto, a ciência que é feita no país ainda está se conectando e o Brasil ainda tem o desafio de torná-la tão continental quanto suas dimensões territoriais.

11-03-2016 - Gustavo Lima (54)Felipe Fontinele é um jovem muito curioso e apaixonado pelos mistérios do universo desde pequeno, aos 8 anos de idade mergulhou no mundo da Física. Durante seu ensino médio, investigou a mecânica quântica e se fascinou pela sua estranha ligação com a gravidade, enquanto trabalhava com robótica e dava aulas para seus amigos. Atualmente é
graduando em Física na Universidade de Brasília e jovem pesquisador nas áreas de Gravitação Quântica, Astrofísica e Buracos Negros.

11-03-2016 - Gustavo Lima (60)Deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO) se dedicou à vida de empreendedor desde cedo. Aos 30 anos de idade, assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio do Goiás. Baldy foi presidente nacional da Juventude Democrata e sempre foi atuante na pauta da juventude. Como parlamentar, está em seu primeiro mandato na Câmara Federal. Recentemente, foi considerado um dos 150 melhores deputados do País pelo Prêmio Congresso em Foco. Ano passado esteve à frente de audiência na Câmara dos Deputados que discutiu a regulamentação da profissão de cientista no Brasil.

O blogueiro desta edição será Pedro Lemos, estudante de jornalismo e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia: alunos do CEM 01 de São Sebastião e CEF 08 de Sobradinho e CED 04 de Sobradinho.