Políticas Culturais

23-10-2015 - Maria Salim (19)

Vera Morgado, apresentadora do Câmara Ligada.

Nesta edição o Câmara Ligada  falou sobre as políticas culturais no país. Vamos conversamos sobre a diversidade cultural brasileira e a importância da valorização dos jovens como protagonistas na produção e na gestão cultural. Além das       políticas públicas de incentivo e fomento às expressões artísticas e projetos culturais, a juventude têm se apoiado na possibilidade do financiamento coletivo como uma alternativa para viabilizar diferentes produções. Mas afinal, como a arte e a cultura podem contribuir para a formação dos jovens?

Atração Musical:

MSA_4112

O compositor e multi-instrumentista Dillo.

 

Dillo é compositor e multi-instrumentista. Em 2004 lançou o álbum CrocoDilloGang, que lhe abriu o caminho na construção de sua discografia. Seu talento foi lapidado pelos nomes de peso com quem tocou como Frejat, Tom Zé e o maestro Silvio Barbato. Em 2008 gravou o disco Mestiço, onde mostrou sua personalidade mesclando ritmos. Seu mais recente álbum, Jacaretaguá, entrou na maioria das listas dos melhores discos brasileiros de 2012. Atualmente, Dillo trabalha em seu próximo CD.

Convidados:  

MSA_4270

Dep. Érika Kokay (PT-DF)

– Dep. Érika Kokay (PT-DF) – Sua atuação legislativa tem sido desenvolvida ao longo de quatro mandatos parlamentares – dois mandatos como deputada distrital e agora Erika está no segundo mandato como deputada federal. A Deputada destaca-se na Câmara Federal por sua luta em defesa da mulher, da criança, do adolescente e a favor dos direitos humanos.

 

MSA_4272

Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella.

Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella é advogado, pesquisador e gestor cultural. Em 2008, coordenou a produção cultural da Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE), que percorreu os 27 estados do país com espetáculos de cultura popular. Entre 2013 e 2015, se dedicou à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em 2014, publicou o livro “Plano Nacional de Cultura – direitos e políticas culturais no Brasil”.

MSA_4362

Ankomárcio e Ruiberdan, os irmãos saúde.

Ankomárcio e Ruiberdan são os Irmãos Saúde, fundadores do Circo Teatro Artetude. Eles conheceram a arte através de vivências com mestres da cultura popular. Hoje desenvolvem trabalhos em comunidades de todo o Brasil na área de circo e teatro de rua, oferecendo espetáculos e oficinas que, de alguma maneira, contribuem no conhecimento e reconhecimento da identidade cultural dessas comunidades.

A blogueira desta edição será Fernanda Quevedo, comunicadora e também integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Na plateia: alunos do colégio Leonardo da Vinci de Taguatinga, integrantes do projeto Jovem de Expressão e alunos do programa Pró-Adolescente da Câmara dos Deputados.