Orgânicos x Agrotóxicos

Edição nº 104 do Câmara Ligada.

Edição nº 104 do Câmara Ligada.

Esta edição do Câmara Ligada fala sobre os alimentos orgânicos e o uso de agrotóxicos. O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Em média, o brasileiro consome cerca de 5 litros de veneno por ano. Segundo a ANVISA e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 70% dos alimentos in natura estão contaminados por agrotóxicos, desses, 28% contêm substâncias não autorizadas. O que isso representa para a nossa saúde e para o meio ambiente? A produção de alimentos orgânicos é uma saída para reverter esse quadro, mas o custo para o produtor ainda é muito alto. Como limitar o uso de agrotóxicos no Brasil? É possível incentivar os produtores a produzir alimentos orgânicos?

Atração Musical:

Banda Matuto Moderno

Banda Matuto Moderno

Matuto Moderno é uma banda paulista formada em 1999 que funde rock com música de viola caipira. Liderada pelo veterano Ricardo Vignini, a banda conta com 05 CDs lançados e toca com regularidade em circuitos regionais de música pelo Brasil e com prestígio no exterior. Sua fusão de catira, pagode e viola, aliados ao rock, são muito apreciados na Europa e no interior do país, quebrando preconceitos e levando muitos jovens a conhecerem a música raiz que até então era considerada coisa antiquada.

Convidados:

Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz/Ceará.

Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz/Ceará.

– Fernando Carneiro é pesquisador da Fiocruz Ceará, coordenador do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e participante do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo.

Fábio Miranda, representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Fábio Miranda, representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

– Fábio Miranda estudou Engenharia Florestal e fez mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília. É membro da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida desde 2011, compondo atualmente o Comitê do Distrito Federal e o Grupo Operativo Nacional da Campanha.

– Deputado Augusto Carvalho (SD/DF) estudou sociologia na UnB e foi Secretário de Saúde do Distrito Federal. Na Câmara dos Deputados participou de muitas comissões, com destaque para comissão de meio ambiente. Recentemente apresentou um projeto de lei que dá incentivos para proprietários rurais que promoverem a reposição florestal.

Dep. Augusto Carvalho (SD/DF)

Dep. Augusto Carvalho (SD/DF)

– Iridiani Seibert é a convidada desta edição para atuar como blogueira. Ela é agroecóloga e integrante do Movimento de Mulheres Camponesas.

Iridiani Seibert, agroecóloga

Iridiani Seibert, agroecóloga

Plateia: CEM 01 São Sebastião; CED 04 de Sobradinho e CEM 111 de Recanto das Emas.