PERIFERIA EM MOVIMENTO

As periferias do Brasil sempre estiveram associadas à pobreza e à violência. Nos últimos anos, os moradores dessas regiões deram um salto na qualidade de vida. Segundo estudo feito pelo Instituto Data Favela em 63 favelas do Brasil, a porcentagem de moradores das periferias brasileiras que pertencem às classes A e B subiu de 3% para 7% e seus 12,3 milhões de moradores movimentam, por ano, um total de R$ 68,6 bilhões. Se fosse um Estado, as favelas seriam o quinto maior da federação. Apesar do aumento do poder aquisitivo e consumo, os moradores ainda têm baixa qualidade dos serviços públicos e sofrem com a violência e dificuldade no acesso à educação e à cultura.

Atração musical:

Pioneiro do movimento Rap no Distrito Federal, o escritor e rapper GOG  ganhou fama de poeta do Rap.Suas músicas falam de sáude, educação, cultura e segurança sempre com rimas fortes e verdadeiras.  Com mais de 30 anos de carreiras, vários CDs lançados, GOG materializa o sentimento da população em música expondo os problemas da comunidade. Em 2009 lança seu primeiro DVD, Cartão Postal Bomba, que contou com a participação de Lenine, Maria Rita, Ellen Olléria e outros.

Convidados:

Marcus Faustini é produtor cultural, diretor, documentarista e escritor. É fundador da Escola Livre de Cinema em Nova Iguaçú e autor do Guia Afetivo da Periferia. Foi Secretario de Cultura do município em 2009. Em 2011, criou a metodologia da Agência de Redes para Juventude, para transformar ideias de jovens das favelas cariocas em projetos para impactar suas comunidades, aumentando suas redes e repertórios. 

Marcus Faustini - Foto: Luis Macedo

Marcus Faustini – Foto: Luis Macedo

Enderson Araújo é o convidado desta edição para atuar como blogueiro. Ele lidera grupo de jovens de Salvador que criou o Mídia Periférica, uma plataforma multimídia de comunicação que promove a cidadania e o acesso a um outro olhar sobre as comunidade periféricas. Também faz parte do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Enderson Araújo - Foto: Luis Macedo

Enderson Araújo – Foto: Luis Macedo

Deputado Efraim Filho, do Democratas da Paraíba, chega ao seu terceiro mandato na Câmara Federal. O parlamentar sempre foi atuante na pauta da juventude e foi presidente nacional da Juventude Democrata. Atualmente é membro das comissões da Maioridade Penal, Cultura e Segurança Pública.

Deputado Efraim Filho - Foto: Luis Macedo

Deputado Efraim Filho – Foto: Luis Macedo

 plateia: alunos da Escola Classe 412 de Samambaia, CEM 02 do Gama e Escola Stella dos Querubins, de Planaltina. 

Estudantes - Foto: Luis Macedo

Estudantes – Foto: Luis Macedo

Confira a íntegra do programa: