Ciúme não é amor

O ciúme é uma emoção humana natural e muito comum nos relacionamentos. Mas até que ponto o ciúme é saudável em uma relação? Quando passa a ser considerado uma doença? O ciúme se torna um transtorno emocional quando o ciumento tem a necessidade de controlar o sentimento e a vida do companheiro, precisa saber de todas as ações e desconfia de tudo.  Muitas vezes o descontrole emocional resulta em brigas violentas. Entre os jovens isso tem se tornado cada vez mais comum nas escolas e em outros espaços públicos. Segundo pesquisa realizada com universitários de 40 países, o ciúme obsessivo é o gatilho em 57% das agressões entre os casais. Mas afinal, há tratamento para o ciúme obsessivo? Como identificar os principais sinais da doença? 

Convidados:

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – eleita Deputada Federal pelo Rio de Janeiro para sua 4ª legislatura. Filiada ao PT desde 1980, foi primeira mulher negra eleita para o Senado Federal em 1994. Em 2002 assumiu o governo do Estado e em 2003 comandou o Ministério da Assistência Social no governo Lula.

Gustavo Lima-Acervo-Câmara dos Deputados (110)

Dra. Suely Guimarães – Psicóloga Clínica e da Saúde, Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento e Vida Familiar pela University of Kansas, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Psicóloga pela Universidade de Brasília. Foi professora de Psicologia da Adolescência no curso de Psicologia da UnB.

Gustavo Lima-Acervo-Câmara dos Deputados (105)

Atração musical:

Adriah – Desde pequena, a brasiliense Adriana Garrido já trilhava o caminho da música. Aos 11 anos começou a escrever suas primeiras canções. Hoje, com apenas 22 anos idade e 10 anos de carreira, coleciona shows pelo Brasil inteiro. Em 2013 gravou seu primeiro disco  – Adriah  – com 12 composições próprias com um repertório Pop e Rock. O Álbum conta com música em português, inglês e espanhol, resultado da parceria com o produtor Diogo Mutti. 2014 foi especial para a artista, ela foi uma das vencedoras da seletiva do Porão do Rock e abriu a segunda noite do festival. Para 2015, Adriah quer mais, em breve vai lançar um novo álbum e um DVD. 

Gustavo Lima-Acervo-Câmara dos Deputados (47)

Plateia: 

Estudantes do Ensino Médio do EDUSESC – MEC, Taguatinga Norte.

Gustavo Lima-Acervo-Câmara dos Deputados (3)

Confira o programa completo: