Jovens Deputados

Em ano de eleições, será que você presta atenção nos candidatos que foram eleitos para o Congresso?

Tão importante quando o Executivo, o Poder Legislativo representa os interesses dos brasileiros e não podemos deixar de acompanhar o que acontece na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Os jovens brasileiros têm provado seu interesse na política e se posicionam como os novos formadores de opinião da família. O Brasil tem 51 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, o equivalente a 27% da população.

Mas sabe quantos Deputados Federais em exercício, agora em outubro de 2014, têm menos de 30 anos? Somente cinco, cerca de 1% do total de deputados. Se aumentarmos um pouquinho essa faixa etária, conseguimos chegar a 25 deputados com até 35 anos. Daí o percentual sobe para quase 5% da Câmara. Ainda muito pouco.

Em 2015 o cenário começa diferente. A Câmara deve receber 23 novos Deputados com até 30 anos, pena serem apenas duas mulheres neste seleto grupo. A juventude está ligada nesses nomes que irão representar suas demandas no Congresso?

O Câmara Ligada promoveu um bate-papo com o cientista político Ricardo Borges Martins, que dedica-se ao estudo de campanhas de mobilização, com o objetivo de analisar uma democracia mais acessível e participativa. O programa também contou com a participação de Aliel Machado, que foi eleito o Deputado Federal mais jovem pelo estado do Paraná.

Foto - Lúcio Bernardo Jr (81)

Foto - Lúcio Bernardo Jr (76)

A atração musical ficou por conta da rapper paulista Lurdes da Luz e do DJ Roger, que já colaborou com artistas como Jorge Du Peixe, Black Alien, Naná Vasconcelos, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, e também colaborações internacionais, como Afrika Bambaata.