A Ditadura Militar no Brasil

02-ditadura

Há 50 anos atrás, o Brasil começava a viver um período obscuro em sua história política, marcado por torturas, mortes, anulação de direitos e censura. Era a ditadura militar, que começou em 1964 e acabou durando mais de duas décadas, até a redemocratização em 1985.  O golpe se desenrolou em ambiente político instável, os militares e setores conservadores da sociedade  – empresários e famílias de elite – temiam que Jango levasse o Brasil ao Comunismo e eram contrários as reformas reformas sociais, econômicas e políticas planejadas pelo então presidente Jango, que havia assumido a presidência após a inesperada renúncia de Jânio Quadros. O apoio desses setores da sociedade e do governo norte americano foi de extrema importância para que a ditadura se instalasse.

Talvez, para os mais jovens, as histórias daquela época sejam muito abstratas. Mas as consequências desse período são sentidas até hoje. Um dos exemplos mais emblemáticos dos resquícios da ditadura está na polícia. Diferente de outras partes do mundo o Brasil possui duas instituições responsáveis pelo policiamento, a Polícia Militar, que foi criada pelos militares e inda segue regulamentos do período da ditadura, e Polícia Civil.  O autoritarismo e tortura também não foram totalmente banidos da nosso sociedade, basta lembrar do caso Amarildo e dos abusos praticados pela  polícia na contenção dos protestos em 2013.

Outro ponto a se tratar é a impunidade. Aqueles que torturaram pessoas e violaram direitos humanos não podem ser penalizados, graças a Lei de Anistia que foi criada em 1979 e “perdoa” os crimes cometidos pelos ditadores no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979.  O Brasil evoluiu muito em 25 anos de democracia, porem ainda existe vários obstáculos para que essa etapa da história nacional seja de fato encerrada. Dois grupos muito emprenhados em edir punição aos torturadores da ditadura militar e reflexão sobre os resquícios do regime na sociedade atual são o Cordão da Mentira e os Apareciodos Políticos.

Aparecidos Políticos:

Cordão da Mentira: