Temporada inédita – 2014

Câmara Ligada pronto para 2014! Foto: Luis Macedo

Câmara Ligada pronto para 2014!
Foto: Luis Macedo

Depois de queimar muitos neurônios escolhendo os temas sugeridos por vocês, nossa produção já tem vários temas e bandas  pra emplacar em 2014! Copa do Mundo, manifestações, rolezinhos, eleições…  O Brasil começou o ano cheio de discussões polêmicas e promete seguir assim. Mas o que a juventude pensa de tudo isso? Tudo isso tem tudo a ver com os jovens brasileiros!

Vamos iniciar os trabalhos falando de álcool e juventude, uma combinação mais comum do que nossos pais imaginam.

Depois, falamos de identidade de gênero. parece complexo, hein? E não é nada simples mesmo. Falar sobre como nos vemos, sobre nossa identidade, sobre nossos afetos e ainda colocar tudo isso pra fora, pra garantir direitos é mesmo uma guerra! Jovens transexuais estão na busca por respeito e espaço. E o Câmara Ligada quer ouvir a galera sobre essa realidade e todas as suas complicações, contradições e conquistas.

Em abril, o mundo adulto relembra o Golpe Militar de 64, que completa 50 anos. A galera jovem se dá conta da importância desse tema? Comemoramos nossa democracia, mas sabemos de verdade os custos que nos possibilitaram essas conquistas?

E se o debate esquenta, o Câmara Ligada vai pintar na área. Ainda no primeiro semestre queremos debater sobre os custos e o legado de megaeventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil. Será que o “padrão Fifa” vai se espalhar pelos nossos hospitais e escolas nos próximos anos?

E você, acha que os jovens indígenas têm espaço na sociedade brasileira? Existe preconceito? Vamos discutir cidadania e juventude indígena no nosso quinto programa.

Na onda dos debates sobre os rolezinhos, surgiu muita discussão sobre o direito de expressão dos jovens em locais públicos. No caso, em shoppings centers. As formas de expressão dos jovens das periferias são quase sempre rechaçados, vide o que acontece com os grupos de funk carioca. E pra quebrar preconceitos e ouvir a galera que vive nessa realidade, vamos conversar sobre o funk como forma de expressão .

Na sequência, vamos falar sobre vocação. Você já decidiu com o quê vai trabalhar para o resto da vida? Será que existe o momento certo para escolher a carreira certa? E será que existe certo ou errado nisso? Melhor refletir…

Tem ideias do que mais podemos conversar até o fim do ano? Sempre dá pra mandar sugestões, críticas e comentários!
É só escrever para gente!

Primeiro programa de 2014 foi sobre Juventude x Álcool, com a Banda Surf Sessions. Foto: Luis Macedo

Primeiro programa de 2014 foi sobre Juventude x Álcool, com a Banda Surf Sessions.
Foto: Luis Macedo