Programa “Lance Legal” da TV Câmara

O Lance Legal é um programa sobre esportes que aborda a preparação do Brasil para a Copa e as Olimpíadas. Com uma narrativa descontraída, o Lance Legal vai até Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro conversar com moradores, atletas, Governo e especialistas sobre a prática esportiva no Brasil. O programa aborda desde as atuais políticas públicas de formação de atletas até os impactos sociais ocasionados pela remoção de moradores por causa das obras de preparação para os grandes eventos esportivos.

O primeiro programa mostra os projetos de incentivo ao esporte de alto rendimento, destaca a importância das Olímpiadas Escolares e dos Centros de Treinamento e apresenta o bolsa-atleta, programa de apoio financeiro aos melhores esportistas de cada modalidade.

No segundo programa, o Lance Legal vai até o Rio de Janeiro checar o legado que a Copa e as Olimpíadas podem deixar para a cidade. A repórter Vera Morgado confere as obras e projetos que pretendem dinamizar o funcionamento dos aeroportos, a mobilidade urbana e o estádio Maracanã. O programa também vai à comunidade do Cantagalo conhecer projetos de inclusão social pelo esporte realizados pelas UPPs e pelos próprios moradores.

O terceiro programa da série Lance Legal investiga o impacto dos grandes eventos e da Lei Geral da Copa no cotidiano dos moradores.
Em Fortaleza e no Rio de Janeiro, o programa vai conhecer a mobilização dos moradores para permanecer nas comunidades ameaçadas de remoção pelas obras dos grandes eventos. Em Porto Alegre, o Lance Legal vai ao jogo Grêmio e Internacional com o ex-goleiro e atual deputado federal Danrlei (PSD/RS) para saber a opinião de torcedores e ambulantes sobre a Lei Geral da Copa.