Cultura livre e para todos

O blogueiro que participou do programa com o tema “Cultura Independente” foi o Sandro Pereira. Além de poder contar um pouco sobre o blog Folhinha Poética, ele também pôde acompanhar o debate de perto e curtir as músicas da trupe O Teatro Mágico. Então, aqui está o texto que o Sandro escreveu especialmente para o Câmara Ligada:

 

Quais as possibilidades de popularização da arte e cultura no Brasil?

Pensando nessa questão, o programa de hoje aborda um tema de extrema relevância para a disseminação de material cultural e artístico no país: formas diferenciadas de expressão cultural e artística que acontecem diariamente no “subterrâneo” cultural brasileiro, fruto do trabalho de diversos profissionais que ainda não alcançaram uma reputação nacional de sucesso, mas que lutam dia-a-dia e fazem do seu livre-expressar e de sua criatividade instrumentos para buscar seu espaço e disseminar seus conhecimentos e valores.

Um dos grandes desafios em termos de política cultural é a popularização das várias formas de expressão cultural, seja na música, na literatura, nas artes visuais e circenses. Por um lado, é importante abrir caminhos possíveis para todas essas manifestações artísticas a todos os cantos do Brasil para brasileiros de todas as idades; por outro, é preciso também fornecer a todos os cidadãos os meios para poderem desenvolver suas próprias formas de expressão, como uma dimensão essencial para o fortalecimento de uma democracia verdadeiramente inclusiva.

Os convidados abrilhantaram a discussão, ao relatarem sobre suas experiências como militantes e profissionais no campo da arte e cultura. Entre eles, esteve presente o grupo musical O Teatro Mágico, a atração mais esperada pela garotada presente, a poetisa de Brasília Mara Marina, o rapper e escritor paulista Renan Inquérito, e deputada federal Luciana Santos, de Pernambuco. Juntos, eles apresentaram várias possibilidades de se travar esse embate pela popularização e democratização da cultura em nosso país, seja em termos de políticas públicas, seja no desenvolvimento de projetos locais, ou mesmo por meio das novas ferramentas de comunicação via internet, que se tornou uma grande aliada desses artistas nos dias de hoje.

Eu, Sandro, tive a honra de participar dessa edição e aproveitei também para apresentar o nosso projeto da Folhinha Poética, cujo blog pode ser conferido clicando aqui.

Música, alegria, poesia, papo sério e participação da garotada, essas foram as marcas desse dia especial. Viva a diversidade cultural brasileira! Viva o Câmara Ligada!

Sandro Pereira

*o programa sobre Cultura Independente contou com a participação da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), do músico Renan Inquérito, da artista Marina Mara e da trupe O Teatro Mágico. Ele vai ao ar nesta sexta-feira, dia 18 de maio, às 18h.