Câmara Ligada debate arte na rua – assista ao programa pela internet

O Câmara Ligada discute neste programa a arte que é feita nas ruas

A arte é um espaço privilegiado de expor ideias, questionar valores e subverter a ordem vigente. Na arte, a mensagem pode ser compreendida pela razão; mas é na emoção, na intuição e na estética que parece residir o seu grande poder de cativar. Muitos jovens, individualmente ou em grupo, já perceberam que a rua é um espaço privilegiado de expressão e usam a arte como forma de se comunicar. Performances, interferências gráficas, teatro, projeções de vídeo, grafite e diversas técnicas podem ser utilizadas para realizar intervenções urbanas que ampliam o conceito de arte.

Por além dessas iniciativas, existem questões que precisam ser debatidas, como a democratização do acesso à arte e a desatualizada legislação que criminaliza determinadas intervenções urbanas, como por exemplo, o grafite. Além disso, também é importante debatermos a cultura e a arte como ferramentas geradoras de inclusão social e desenvolvimento econômico.

Para falar sobre arte de rua, o Câmara Ligada reúne diferentes artistas à juventude de Brasília. A cantora (e também ilustradora) Tulipa Ruiz traz sua sonoridade para a conversa. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) fala do trabalho da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e também revela seu talento de baterista profissional, tocando junto com Tulipa Ruiz.

O ator e diretor teatral Francis Wilker, um dos fundadores do Teatro do Concreto, explica por que a arte contemporânea está sempre extrapolando os conceitos. A professora e artista plástica Bia Medeiros, coordenadora do grupo ‘Corpos Performáticos’, fala criticamente sobre a relação do homem com a tecnologia.

Bloco 1  (download)

Bloco 2 (download)

* link alternativo para visuaçização: youtube

 

Assista também às músicas tocadas pela Tulipa Ruiz: vídeos