Acesso à universidade – assista ao programa na Internet

Câmara Ligada discute iniciativas públicas que têm a intenção de tornar a universidade mais acessível

Um dos grandes desafios da educação no Brasil é a democratização do acesso ao ensino superior. A baixa qualidade do ensino e a pequena oferta de vagas em universidades públicas, situação agravada pela concentração em instituições particulares, faz do Ensino Médio uma espécie de funil.

Nos últimos anos, uma das principais iniciativas do governo para mudar essa realidade foi o Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, surgiu como forma de avaliar o aprendizado dos estudantes. Mas agora é apresentado pelo Ministério da Educação como forma de democratizar o acesso ao ensino superior e induzir à reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O Exame firmou-se como a maior avaliação do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo.

Mas será que o Enem pode estar transformando todo o Ensino Médio num grande curso preparatório? Até que ponto os currículos estão moldados para as provas de vestibular em detrimento da construção de uma autonomia intelectual?

Participam desta edição: a banda Fake Number; o presidente da União Brasileira dos Estudantes (Ubes), Yann Ivanovick; o professor Remi Castioni, da Faculdade de Educação da UnB; e o deputado Izalci (PR-DF).

Para assistir ao programa:

Bloco 1 (download)

Bloco 2 (download)

*link alternativo para visualização : youtube