Congresso da UNE começa hoje

A partir de hoje estudantes de todo o Brasil estarão reunidos em Goiânia para o 52º Congresso da União Nacional de Estudantes. O encontro será marcado por diversos seminários e grupos de trabalho (racismo, homofobia, financiamento do ensino,  esporte universitário, entre outros). Para ficar por dentro da programação: http://www.une.org.br/

Organizados em entidades ou através de movimentos autônomos, o movimento estudantil sempre participou dos principais acontecimentos políticos do Brasil – Petróleo é nosso, Direta Já, impeachment do Collor, meia-entrada, passe livre, etc. Muita coisa mudou, mas a vontade de transformar a realidade continua viva.

A TV Câmara preparou um ótimo documentário sobre o movimento estudantil na atualidade. O documentário monta a imagem do estudante secundarista que se envolve com política nos dias de hoje a partir de duas narrativas paralelas: a eleição de um grêmio estudantil e as mobilizações pela conquista do passe livre estudantil no transporte urbano.

A narrativa também faz curtas voltas ao passado para relembrar momentos chaves do movimento estudantil, como a campanha pela nacionalização do petróleo nos anos 40 ou a resistência à ditadura.

* Para copiar o documentário para o seu computador:  TV Câmara