Movimento Ocupe Brasília acampa na Esplanada para protestar

TV Câmara | programa Câmara Ligada | Imagens: Múcio Montandon  | Assistente: Alessandro Palmier  | Produção: Daniel Zucco  | Entrevistas: Carolina Alves

O gramado do Congresso Nacional foi ocupado em mais um protesto. Jovens acamparam para manifestar a favor da educação. O movimento se chama Ocupe Brasília e tem inspiração em movimentos internacionais. A iniciativa da manifestação partiu na União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). O acampamento concentra cerca de 300 jovens de diferentes partes do país.

Uma das principais reivindicações do movimento é incluir no Plano Nacional de Educação (PNE) a garantia de que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) seja destinado a educação. Hoje, o Brasil investe cerca de 5% do PIB no setor. O relator do Plano Angelo Vanhoni (PT-PR) apresentou uma proposta de 8%, o governo propõem 7%. O projeto tramita na Câmara dos Deputados. A previsão é que seja votado pela comissão especial ainda este ano. Se aprovado pelo colegiado, sem que haja recurso, o Plano segue para votação no Senado.

O movimento também defende a aprovação do Estatuto da Juventude e a elaboração de uma lei federal que garanta meia-entrada para estudantes na Copa de 2014 e em outras situações. Além dos 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

O protesto começou na terça-feira (06/12) e a expectativa é que a retirada seja feita por livre e espontânea vontade, ou seja, sem intervenção policial, na sexta-feira (09/12). Os estudantes contam que escolheram essa semana porque estavam acontecendo várias votações que eles queriam acompanhar.  E afirmam que podem prolongar o protesto por tempo indeterminado.

Sites relacionados ao tema:

Ocupa Sampa

Acampadas – Democracia Real