Programa Inédito: Carnaval de Boa

Carnaval é tempo de diversão, uma das épocas do ano mais esperadas pelos jovens. Festas nas ruas, nos clubes, fantasias, muita música. O clima de folia às vezes pode levar a exageros. Junto com o grupo OLODUM MIRIM, o CÂMARA LIGADA discute as formas de curtir um “CARNAVAL DE BOA” – sem preocupar os pais e também sem deixar a diversão de lado.

Os alunos do Centro de Ensino Médio Setor Leste, do Centro Educacional número 4 de Taguatinga Norte e da Escola Sagrada Família puderam perguntar ao grupo sobre o carnaval de Salvador e conversar sobre assuntos sérios, como bebidas, drogas e paquera no carnaval. Também curtiram muita música, como alguns clássicos do Olodum (Alegria Geral, Vem meu amor) e novas composições que os jovens do grupo afro já estão divulgando Brasil (e mundo) afora.

Também participaram do debate:
+ Marcelo Magalhães, coodenador do Coletivo Balance de Redução de Danos
+ Nara Vieira, assessora técnica da Unidade de Prevenção DST/AIDS – Ministério da Saúde
+ deputado federal Elismar Prado (PT-MG)

Marcelo Magalhães fala como funcionam os projetos e as campanhas que divulgam a atitude consciente. Ele fala das experiências do grupo Balance, em Salvador. Para ele, as sugestões para aproveitar o carnaval são simples: quem beber não dirige, sair em grupos é uma forma de se proteger, evitar o consumo de drogas, pois elas mudam o comportamento e podem deixar as pessoas agressivas.

Nara Vieira explica que nessa época do ano o Ministério da Saúde aumenta a distribuição de camisinhas e faz campanhas focadas no sexo seguro, que protege não somente da Aids, mas de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a hepatite, HPV e sífilis.

Já o deputado Elismar Prado (PT-MG) defende a multiplicação de trabalhos como o que é realizado pela Escola Olodum, que forma cidadãos conscientes. E ressalta a importância de ações educativas durante o carnaval, para que os jovens saibam como evitar os riscos.

Assista ao Câmara Ligada e não perca as dicas para curtir o Carnaval de Boa.