Quantos biomas tem no Brasil?

No quadro Na ponta da língua do Câmara Ligada, no programa gravado no dia 05 de julho, a segunda pergunta foi quantos biomas existem no Brasil. Pronto, temos uma discussão formada.

Começa a contagem:

Segundo o IBGE, existem 6 biomas no Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o número é maior, 7: Zona costeira e marinha, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampas, Mata Atlântica, Amazônia
segundo a ONG WWF, há 10 biomas no país: Amazônia, Caatinga, Campos sulinos, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Zona costeira, Transição amazônia-caatinga, Transição amazônia-cerrado, Transição cerrado-caatinga

E agora, quem poderá nos responder?

Bioma vem do grego bio = vida e oma = grupo ou massa, pela etimologia da palavra, bioma seria o conjunto de massa viva. Segundo o biólogo Leopoldo Coutinho, o problema é que o conceito bioma é tratado de forma diferentes.

Inicialmente, apenas se considerava a vegetação e depois outros fatores foram incorporados, tais como fauna, solo e índices pluviométricos.  Dependendo da pesquisa, o conceito de bioma reune elementos diferentes que acabam por aumentar ou diminuir o número de biomas existentes.

No fim das contas, não é errado dizer que no Brasil existem  6, 7 ou 10 biomas. Só é preciso deixar bem claro o que cada um considera na hora de fazer a classificação do bioma.

> O livro didático adotado pelo Ministério da Educação considera que existem ao todo 7 biomas

E aí, o que você acha do assunto?